China lança o primeiro bonde movido a hidrogênio

07/04/2015 17:43

         O primeiro bonde movido a hidrogênio do mundo foi construído na China. O veículo foi projetado pela Sifang, uma empresa subsidiária da China South Rail localizada na província de Shandong.

© Screenshot youtube.de | News China TV | World's first hydrogen-powered tramcar rolled off the assembly line in Qingdao on March 19, 2015

© Screenshot youtube.de | News China TV | World’s first hydrogen-powered tramcar rolled off the assembly line in Qingdao on March 19, 2015

         O hidrogênio já é amplamente utilizado na indústria automobilística como uma nova fonte de energia limpa, porém no mundo ferroviário o bonde é o pioneiro, segundo a agência de notícias Xinhua.  A agência também citou o discurso do engenheiro-chefe da Sifang, Liang Jianying – “Demorou dois anos para a Sifang solucionar os principais problemas tecnológicos, com a ajuda de instituições de pesquisa”.

         Equipado com 60 lugares e capacidade de levar até 380 passageiros, o novo bonde pode chegar a mais de 70 km/h e percorrer uma distância de até 100 km. “A distância média das linhas do bonde na China é de cerca de 15 km, o que significa um reabastecimento para o nosso bonde é o suficiente para três idas e voltas” – disse Liang sobre os custos de operação. O tempo de reabastecimento é de três minutos.

         O bonde da Sifang é o primeiro comercialmente pronto, porém há vários outros projetos envolvendo o hidrogênio como combustível no mundo ferroviário, principalmente no Japão e Inglaterra. Desta forma, o “combustível do futuro”, como é conhecido, está ganhando cada vez mais aplicações.

Para mais informações, veja o vídeo do novo bonde:

http://www.fastcoexist.com/3044383/the-worlds-first-hydrogen-powered-tram-is-now-running-in-china