Maglev japonês bate o recorde mundial de velocidade
O trem de levitação magnética da Central Japan Railway bateu, nesta terça-feira (21/04/2015) o seu próprio recorde mundial de velocidade ao atingir 603 km/h. O antigo recorde era de 590 km/h, alcançado no último 16 de abril.
O Maglev japonês atingiu 603 km/h na via de testes de 42 quilômetros de extensão instalada na Prefeitura de Yamanashi, a 35 quilômetros de Tóquio. “A viagem foi confortável e estável” disse Yasukazu Endo, chefe do Centro de Testes de Maglev. “Nós gostaríamos de continuar analisando os dados e utilizá-lo na concepção dos carros e outros equipamentos.”, completou Endo ao jornal Asahi Shimbun.
O Maglev funciona através de um campo magnético que levita o trem até 10 cm da via e o impulsiona, isso faz com que o ar seja a única forma de atrito e facilita atingir altas velocidades.
A Central Japan Railway pretende colocar o Maglev até 2027 entre a estação Shinagawa, Tóquio, e a cidade de Nagóia. O trajeto de 286 quilômetros é realizado por um trem-bala em 88 minutos e a expectativa é reduzir esse tempo para 40 minutos utilizando o Maglev a uma velocidade máxima de 500 km/h. As estimativas colocam os custos de construção em quase 100 bilhões de dólares, visto que 80% da rota será através de túneis.
Já em 2045, espera-se do Maglev cobrir 410km entre Tóquio e Osaka em uma hora e sete minutos, reduzindo o tempo pela metade.
Para mais informações, acesse:
http://www.theguardian.com/world/2015/apr/21/japans-maglev-train-notches-up-new-world-speed-record-in-test-run