Voith Turbo fornece nova tecnologia para os VLTs de Natal e João Pessoa
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Os VLTs de Natal e João Pessoa receberam nova tecnologia da Voith, empresa especializada em tecnologias para transmissão de potência, que permite os VLTs trafegarem em vias não energizadas e, desta forma, reduz altos custos de implatação da infraestrutura necessária para o sistema ferroviário das cidades.
A nova tecnologia se chama RailPack, um sistema de tração a diesel integrado que inclui motor, transmissão hidromecânica DIWA 884.5 com unidade reversora integrada, sistema de refrigeração, sensor de Nox, quadros e suportes para fixação do conjunto no VLT. Com esse novo sistema, os VLTs da Bom Sinal reduziram altos custos de infraestrutura para implantação de subestações de energia elétrica e de linhas de distrubuição do tipo catenária, pois agora podem trafegar em vias não energizadas.
“O principal desafio desse projeto foi convencer o cliente de que a solução de tração a diesel era a melhor alternativa. Isso porque o mercado estava acostumado com trens, metrôs e VLTs movidos à tração elétrica, e apenas as locomotivas possuíam tração a diesel. Dessa forma, o VLT da Bom Sinal foi o primeiro no Brasil apostar nesta inovação”, disse Adelson Martins Junior, gerente da divisão ferroviária da Voith Turbo.
Além do RailPack, o contrato com a Bom Sinal inclui o fornecimento de engates semipermanentes, engates semiautomáticos, amortecedores com antiencavalamento e redutores.
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http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=23287