Universidade de Nottingham desenvolve trilhos de baixa manutenção

06/09/2015 21:47
Imagem: Modelo

Imagem: Exemplo de trilhos

Universidade de Nottingham, no Reino Unido, em parceria com as Universidades de Southampton, Birmingham, Huddersfield e a Network Rail estão trabalhando a cerca de 5 anos no programa Trilhos para o Futuro (Track to Future – T2F), um projeto de 8,5 milhões de libras, desenvolvendo linhas férreas com baixa emissão de som e que requerem uma manutenção mínima.

T2F vai ajudar os operadores de infra-estrutura e proprietários a ter baixo custo com manutenção e baixo nível de ruído pelos trilhos, servindo de base para o contínuo crescimento na oferta de trens, maiores velocidades e melhor funcionamento.

A infraestrutura ferroviária está sendo afetada devido a frequência e velocidade dos trens, que aumentaram, e o tempo disponivel para reparos e manutenção diminuíram. Adicionalmente, as mudanças climáticas que velhas infraestruturas estão submetidas, algumas vezes expondo as obras de terraplanagens.

O projeto irá superar tais desafios, com novos designs de cruzamento e transições, que melhorarão o comportamento dos veículos ao passar por eles e reduzirá danos. Irá também desenvolver sistemas de trilhos de longa vida com materiais otimizados.

O professor chefe do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Nottingham, Dr Glenn McDowell disse: “Nós temos uma oportunidade real para usar avançada modelagem numérica e técnicas experimentais para conceber novas intervenções que levem a linhas férreas que exigem pouca ou nenhuma manutenção.

Para maiores informações:

www.railway-technology.com