Visita do Dr Marin Marinov, da Universidade de Newcastle, ao Brasil

24/09/2015 12:00

Imagem: Palestra Dr Marinov - UFSC/Joinville

Imagem: Palestra Dr Marinov – UFSC/Joinville

Dr Marin Marinov, Diretor do Insituto Newrail (Universidade de Newcastle), veio ao Brasil para visitar universidades e indústrias da área ferroviária interessados em colaborar com aquela instituição.

Sua primeira parada foi na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville, onde Dr Marinov ministrou uma palestra ao docentes do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, sobre perspectivas da Engenharia Ferroviária e setor ferroviário no Reino Unido, assim como apresentou projetos para parcerias entre as instituições.

Continuando sua visita ao Brasil, foi conhecer os projetos desenvolvidos na UFSC de Florianópolis pelo Prof. Acires Dias e seus alunos, entre eles o de “Road Maping” (mapeamento tecnológico do setor ferroviário) e avaliação dos riscos em projetos ferroviários.

Em São Paulo o Dr Marinov aproveitou para conhecer o monotrilho, um sistema de transporte sobre trilhos com estimativa de transportar 44 mil pessoas por hora.

Em sua breve passagem pelo Brasil o Dr. Marinov ainda conheceu as instalações do Instituto Militar de Engenharia (IME) no Rio de Janeiro, onde há cursos e projetos de pesquisas na área ferroviária, contando com um laboratório de operações ferroviárias.

No estado do Espírito Santo, o Dr Marinov visitou a companhia Vale e o campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde foi levantada a possibilidade de criar um programa de doutorado em parceria entre a UFES e a Newrail. Na vale o Dr Marinov aproveitou para conhecer o moderno simulador utilizado para treinar os trabalhadores, reconhecendo a importância de ter uma mão de obra qualificada.

Para maiores informações: