Tecnologia reduz os custos de manutenção e aumenta a segurança de pantógrafos

09/12/2015 10:57
Imagem: Funcionamento da PantoInspect. Fonte

Imagem: Funcionamento da PantoInspect. Fonte

A empresa PantoInspect, com sede na Dinamarca, possui uma tecnologia interessante para o setor ferroviário: um sistema de monitoramento de pantógrafos. Por meio de sensores, scanners e imagens, o sistema permite avaliar as condições dos equipamentos e evitar potenciais falhas na fiação e nos próprios pantógrafos.

A tecnologia PantoInspect foi projetada para proteger os fios de alta tensão que ficam em contato com os pantógrafos. Uma imperfeição nesses equipamentos aumenta as chances de falhas na fiação, fato que compromete a segurança e aumenta os custos com manutenção e indenizações caso ocorra um acidente.

O sistema de monitoramento funciona primeiramente com os chamados PantoScanners a laser que coletam dados de sensores instalados nos pantógrafos e também imagens quando a locomotiva passa pelos scanners. Esses dados são analisados e processados em um servidor, chamado de PantoServer, e assim, os resultados são disponibilizados para os responsáveis da locomotiva analisada. Visto uma imperfeição, os pantógrafos podem ser reparados ou substituídos e, desta forma, reduzir os riscos potenciais.

A tecnologia traz benefícios financeiros para muitos personagens ligados ao transporte ferroviário, como para os proprietários da infra-estrutura das linhas férreas, para os operadores ferroviários, para as empresas que os apoiam e, por fim, para os passageiros que ganham em segurança e confiabilidade. Por conta disso, espera-se que o uso da PantoInspect não fique restrito a Dinamarca, e sim amplamente utilizada no setor ferroviário.

Para mais informações, acesse:

http://www.pantoinspect.dk