Cabine de alta tecnologia para pintura ferroviária

15/04/2016 18:06
Imagem: cabine de pintura.

Uma cabine de alta tecnologia para pintura ferroviária foi desenvolvida para atuar na fábrica da Hitachi, localizada em Newton Aycliffe, Reino Unido. Com 9 metros de altura e 31 metros de comprimento, a cabine funciona como uma estufa e foi projetada para reduzir os custos de operação da pintura de vagões, respeitando os requisitos de segurança.

A pintura é uma tarefa cara. Pensando nisso, a Hitachi instalou a estufa de pintura na sua fábrica do Reino Unido para reduzir os custos de operação e, assim, otimizar a produção. Equipada com um controle de toque iSystem, a cabine é pré-programada para operar os trabalhos de pintura em ciclos de cura e demãos de tinta da forma mais eficiente possível. Além disso, o iSystem equilibra a pressão interna do ar na cabine para garantir a conformidade com os regulamentos de segurança.

O interior da cabine é equipado com dois elevadores pneumáticos que fornecem acesso a todas as superfícies a serem pintadas. O controle dos elevadores consiste em 3 alavancas localizadas no próprio equipamento que permitem ao operador manobrar a plataforma em três eixos possibilitando, assim, a melhor posição para pintar.

Imagem: elevadores instalados no interior da cabine.

Outra tecnologia instalada na cabine é a de torres de circulação de ar auxiliares destinadas a melhorar o tempo de secagem por agitação do ar durante os ciclos de evaporação e cura. Além disso, as torres possuem controladores automáticos de velocidade do ar que regulam a vazão de ar para dentro da cabine de acordo com a necessidade do processo. A vazão total só é necessário para a pulverização, todas as outras atividades podem ser realizadas com fluxo reduzido, isto é, redução de custo de operação.

Imagem: torres de circulação de ar auxiliares.

Há ainda o modo economia de combustível, que permite a completa entrada de ar fresco para aplicação de tinta e alterna automaticamente para recirculação em outros processos em marcha lenta. Além disso, há iluminação LED de alta, média e baixa intensidade dentro da cabine que possibilitam mais economia de energia.

Para mais informações, acesse: