Metrô de São Paulo instala o primeiro simulador de operações sem maquinista da América Latina

20/05/2016 20:23
Imagem: simulador instalado.

Imagem: simulador instalado.

A Lander, empresa especializada no desenvolvimento de simuladores e soluções de treinamento, juntamente com a VIAQUATRO, empresa responsável pela operação e manutenção da Linha 4 do metrô de São Paulo, desenvolveram o primeiro simulador de operações sem maquinista da América Latina. Com este equipamento, é possível simular situações anômalas ao longo da via e operações de manutenção. Desta forma, espera-se melhorar o treinamento dos funcionários e otimizar os serviços prestados aos passageiros da Linha 4.

O metrô sem maquinista da VIAQUATRO é fruto de uma parceria com a SIEMENS. Graças a esta parceria, foi possível montar um sistema de sinalização moderno, baseado em uma automação integral capaz  de oferecer frequências de 90 segundos entre comboios. 

São três novos equipamentos instalados na Linha 4 que possibilitam uma simulação altamente realista de material rodante, vias, sinalização, etc. Desta forma, ele permitirá melhorar a qualidade de formação dos funcionários, aumentar o número do horas de treinamento e, assim, melhorar os serviços disponibilizados aos passageiros do metrô de São Paulo, otimizando o tempo e o custo das operações.

Junto aos simuladores estão três salas de aula que permitem um ensino prático, mais próximo da realidade aos operadores. Com este projeto, o metrô de São Paulo se torna uma referência mundial no treinamento de funcionários.

Imagem: sala de aula.

Imagem: sala de aula.

Para mais informações, acesse:

http://www.landersimulation.com/eng/news/detail/noticia/lander-desarrolla-junto-con-viaquatro-el-primer-equipo-de-simulador-driverless-de-latinoamerica/