Universidade chinesa propõe novo sistema de monitoramento das condições da via permanente

22/09/2016 15:57
Dispositivo de aquisição e processamento de dados

Imagem: Dispositivo de aquisição e processamento de dados

Um novo sistema de verificação de irregularidades em trilhos ferroviários foi proposto pela Beijing Jiantong University, na China. A ideia é baseada na medição das acelerações do truque e do veículo ferroviário e apresentou resultados consistentes quando comparada com medições feitas por TRV – Track Recording Vehicles, veículos que monitoram as condições da via.

Informações sobre o alinhamento dos trilhos são obtidas através de sensores instalados no truque e no carro e analisadas usando um modelo matemático e análise de resposta em frequência. Quatro sensores de aceleração são colocados nas laterais do truque, dois na frente, e dois atrás. Cada um destes sensores é capaz de medir a aceleração vertical e lateral do truque e detectam irregularidades de comprimentos de onda curtos e médios. Outros quatro sensores são instalados no piso do carro ferroviário, logo acima dos rodeiros. Os sensores do carro medem irregularidades de comprimentos de onda maiores. Os sinais obtidos pelos sensores são processados por um filtro de corrente contínua e um filtro passa baixa, e depois integrados.

Para avaliar a eficácia e precisão deste sistema de inspeção, foram realizados testes na linha 1 do metrô de Shang Hai, e seus resultados foram comparados com os obtidos por um TRV. O alinhamento dos trilhos medido pelo novo sistema é compatível com a medição feita pelo TRV, apesar de seus métodos de inspeção serem um pouco diferentes. A inspeção também mostrou ser bastante precisa quando testada em relação ao padrão de geometria da via. O novo método é uma alternativa bastante útil no monitoramento do alinhamento e degradação dos trilhos. É ainda, uma ferramenta que auxilia no planejamento das manutenções.

O monitoramento das condições dos trilhos é essencial para garantir a segurança em sistemas ferroviários. A verificação pelos tradicionais TRVs só pode ser feita durante a madrugada, quando o sistema está parado. Assim, degradação do trilho não é analisada frequentemente, ameaçando a segurança do sistema. Por isso, o desenvolvimento de um sistema de monitoração dos trilhos feita pelo próprio veículo ferroviário tem se destacado nos últimos anos.

Para mais informações, acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0263224115006193