Universidade tailandesa analisa a substituição de diesel por baterias elétricas em linhas curtas e ociosas

17/02/2017 16:47
Imagem: Rota do trem de passageiros usado como base

Imagem: Rota do trem de passageiros usado como referência

A busca por um sistema de transporte coletivo eficiente e sustentável se tornou indispensável. Trens elétricos são os preferidos para trens de passageiros. Entretanto, a eletrificação das vias férreas costuma ser usada apenas em rotas com grande demanda e densidade de tráfico, o que justifica o alto investimento inicial. Atualmente, as baterias de lítio-titânio vem obtendo sucesso ao alimentar ônibus elétricos que consomem mais energia por passageiro quilômetro do que os trens.

Uma pesquisa desenvolvido por universidades da Tailândia estudou a possibilidade de substituir trens urbanos movidos a diesel que circulam em rotas curtas e ociosas por trams que usam baterias elétricas, reduzindo o custo com combustível e o nível de emissões dos veículos. A análise foi feita a partir de um trem urbano operando em Dar es Salaam, na Tanzania, atendendo uma linha de 12 quilômetros de extensão e 8 estações durante o trajeto.

O estudo provou que a substituição é possível e lucrativa. Comparado com o trem a diesel da Tanzânia, que opera com perdas devido a baixa eficiência do combustível, o tram movido a baterias reduziu o gasto com combustível e a emissão de dióxido de carbono em 86,86% e 64,96%, respectivamente. A expectativa é de que o custo de manutenção de trens movidos a bateria também seja menor, além de proporcionar mais conforto aos passageiros durante o percurso.

Para mais informações, acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352152X16301839