Tecnologia de localização de trens por satélite é testada na Itália

10/03/2017 12:56
Imagem: Screenshot do vídeo instituiconal do EAV ERSAT

Imagem: Screenshot do vídeo instituiconal do EAV ERSAT

 

Os últimos testes de um sistema de localização de trens por satélite foram concluídos no último dia 24, na linha Caligari-Decimomannu, em Sardenha, na Itália. Os testes fazem parte do projeto EAV ERSAT, que visa integrar a European Railway Traffic Management System (ERTMS) com o sistema Galileo de navegação e geolocalização por satélite e redes públicas de telecomunicações, oferecendo uma opção de baixo custo para controlar trens de linhas regionais e baixo tráfego.

A tecnologia localiza os trens via satélite e interage com o ERTMS. Ao utilizar a localização por satélite e as redes públicas, o sistema pretende trazer os benefícios do ERTMS para as linhas regionais de baixo tráfego com custos de instalação e operação mais baixos do que uma instalação completa. Os custos do ciclo de vida do ERTMS podem ser significativamente reduzidos com o ERSAT EAV, com economia de até 60% no componente de telecomunicações. A Italian Railway Network (RFI) espera ter a primeira implantação comercial em vigor até 2020, e prevê que a tecnologia pode ser desenvolvida para uso em rotas mais movimentadas e linhas de alta velocidade.

Lançada em 2012 com o apoio das agências espaciais italianas e europeias e da Agência Europeia de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GSA), a tecnologia é o resultado de uma colaboração entre a empresa gestora de infraestrutura Italian Railway Network (RFI) e a Ansaldo STS.

Para mais informações acesse: http://www.railwaygazette.com/news/news/europe/single-view/view/ertms-with-satellite-positioning-trial-completed.html