Universidade chinesa propõe novo tipo de AMV para sistemas de levitação magnética
Aparelhos de mudança de via (AMV) são parte crucial do sistema ferroviário. Em sistemas Maglev por supercondutores de alta temperatura (high-temperature superconducting – HTS), a guia de imã permanente (Permanent Magnet Guideway – PMG) gera a força magnética entre os segmentos do trilho, o que pode causar dificuldades de movimentação e aumentar o custo de operação ao comutar um PMG.
Uma pesquisa desenvolvida pela Southwest Jiaotong University, na China, propôs um novo tipo de AMV para sistemas de levitação magnética. A proposta consiste em um desvio eletromagnético não mecânico do tipo Halbach em formato de Y, que controla a direção de um maglev a partir do alinhamento dos eletroímãs.
A imagem acima mostra a vista superior do trilho magnético de tipo Halbach ‘Y’. As setas representam a polaridade dos ímãs, e o ponto e o X representam, respectivamente, a direção de magnetização para cima e para baixo dos ímãs. Quando os três ímãs permanentes estão alinhados como destacado na figura, o maglev seguirá a direção indicada por eles. Com a substituição dos ímãs permanentes por eletroímãs, o controle da direção do maglev se dará apenas pela mudança na direção da corrente que passa pelo eletroímã.
Os parâmetros de material e estrutura dos eletroímãs foram otimizados em simulações feitas pela Ansoft Maxwell. De acordo com as simulações realizadas para testar a viabilidade do projeto, a distribuição do campo magnético acima do eletroímã combina bem com o campo gerado pelas guias de imã permanente. Além disso, o eletroímã mostrou-se capaz de manter o campo magnético gerado por ele tão forte quanto um ímã permanente. A distribuição da componente z do campo magnético comprova a viabilidade do AMV proposto e foi confirmada pela comparação da distribuição do campo magnético entre o AMV e o trilho magnético tipo Halbach ‘Y’. Este estudo fornece a base teórica para que a construção do AMV proposto seja levada adiante.
Para mais informações acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0921453416301162