Operadora ferroviária francesa implementa tecnologia Internet of Things (IoT)

04/04/2017 20:13
Imagem: trem operado pela SNCF

Imagem: trem operado pela SNCF

A IBM anunciou que a operadora francesa SNCF usará a tecnologia da IBM Watson chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) para aumentar a segurança, segurança e disponibilidade da sua frota ferroviária.

A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. A plataforma Watson IoT, baseada em nuvem, permitirá que os operadores franceses acessem dados coletados por sensores através da rede. Milhares de sensores instalados nos trens e trilhos enviarão dados em tempo real e de forma segura para o IBM Watson Cloud, com o objetivo de auxiliar em decisões de manutenção.

A SNCF gerencia a programação, operação e manutenção de uma rede com 30.000 km de trilhos, 15 mil trens e 3 mil estações, transportando aproximadamente 13.5 milhões de passageiros por dia. Essa tecnologia permitira à operadora realizar manutenção preventiva – reduzindo o tempo de inatividade, maximizando a eficiência e melhorando a segurança.

Nas linhas parisienses de transporte em massa, os comboios de nova geração são equipados com 2 mil sensores, enviando 70 mil pontos de dados por mês. Isso permite que os engenheiros monitorem remotamente as condições de 200 trens por vez, sem precisar retirá-los de serviço. Os sensores fornecem dados que podem ajudar a prever, por exemplo, falhas no desempenho das portas, aquecimento, ventilação e ar condicionado, ou danos às linhas elétricas.

Para mais informações acesse: http://railwayinnovation.com/sncf-to-implement-ibm-watson-internet-of-things-tech/