UFES propõe método de análise da ecoeficiência para locomotivas diesel-elétricas

17/04/2017 08:05
Imagem: locomotiva diesel-elétrica da EFVM

Imagem: locomotiva diesel-elétrica da EFVM

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) avaliou a ecoeficiêcia de locomotivas diesel-elétricas com auxilio de um método baseado nas métricas do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)). O método foi aplicado em locomotivas utilizadas na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que transporta quase metade de todo o volume de carga que passam pelas ferrovias brasileiras. Foram desenvolvidos, testados e analisados diferentes cenários com diferentes fontes de combustível e tecnologias.

As emissões foram avaliadas por sete medidas: (1) Consumo total de energia, (2) Consumo total de energia renovável, (3) Emissões de dióxido de carbono, (4) Emissões de monóxido de carbono, (5) Emissões de óxidos de nitrogênio, (6) Emissões de partículas, e (7) Custo total (investimento, manutenção e combustível). Os resultados encontrados foram então comparados com os padrões da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (United States Environmental Protection Agency (EPA)).

O melhor cenário a ser implementado pela ferrovia estudada seria uma uma combinação do uso de de gás natural liquefeito (GNL) e Biodiesel, apresentando custos menores do que o modelo operacional real e, ao mesmo tempo, menores emissões. Em comparação com outros cenários estudados, o uso destes dois combustíveis proporciona ganhos de 2,3% em eficiência energética, 139,0% em eficiência energética renovável, 32,0% em emissões de CO2, 100,0% em material particulado, 60,0% em emissões de NOx e 12,6% em custos. O impacto na emissão de CO não é tão positivo quanto os outros itens avaliados, mas ainda fica atende o padrão internacional.

O modal ferroviário no Brasil é voltado para o transporte de carga. As ferrovias brasileiras transportam mais de 490 milhões de toneladas por ano usando locomotivas diesel-elétricas. Apesar de ser um meio de transporte mais limpo que o rodoviário, o uso destas locomotivas também emite poluentes para a atmosfera e, por isso, as ferrovias buscam reduzir as emissões para alcançar os padrões globais. Por isso, é importante analisar o impacto ambiental do uso de diesel e outros combustíveis alternativos. O método proposto oferece às operadoras oportunidade de reduzir custos e emissões de poluentes, tornando sua operação mais limpa e sustentável.

Para mais informações acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1361920915302753