Instituto de pesquisa alemão revela novo conceito de trens de carga automatizados

04/05/2017 15:13
Imagem: NT Cargo

Imagem: NGT Cargo

O instituto de pesquisa aeroespacial Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt (DLR) revelou, no último dia 13, sua ideia para um trem de carga automatizado. O conceito NGT Cargo é parte do projeto Train Next Generation e pretende aumentar a quota de mercado do transporte ferroviário na Europa. Isso exigiria alto nível de automação, manipulação inteligente e altas velocidades, juntamente com um alto grau de flexibilidade para atender a diferentes necessidades.

A NGT Cargo prevê que os trens de carga automatizados possam ser formados por veículos de tração de alto desempenho e vagões individuais automotores, acoplados automaticamente em composições para proporcionar máxima flexibilidade operacional. Cada vagão teria seu próprio pacote de tração elétrica, incluindo sistemas de recuperação e armazenamento de energia, permitindo-lhes operar autonomamente nas conexões da “última milha” com os clientes finais.

Os sensores nos vagões facilitarão a operação automática e fornecerão dados em tempo real para que os operadores e clientes tenham informações precisas sobre o estado do veículo e sua previsão de chegada. Os vagões poderão ser encaminhados diretamente para os portos, estações de baldeação ou terminais logísticos, onde seriam carregados ou descarregados automaticamente.

Para viagens de longa distância, os vagões individuais seriam acoplados em comboios, com cobertura aerodinâmica sobre as lacunas entre os veículos para reduzir o ruído e a resistência ao ar. Um ou dois veículos de extremidade proporcionariam potência para alcançar até 200 km/h em linhas existentes ou, potencialmente, 400 km/h em linhas de alta velocidade. As composições mais curtas poderiam ser combinados “virtualmente” durante a viagem para fazer melhor uso da capacidade, e, possivelmente, poderiam ser acoplados em trens de passageiros. De acordo com a DLR, esse conceito pode ser adequado para o tráfego intercontinental de mercadorias entre a Europa e a China.

Os pesquisadores do instituto estão agora trabalhando no desenvolvimento de um conceito detalhado de logística e operação, projetando terminais e sítios de descarga e melhorando a arquitetura dos veículos.

Para mais informações acesse: http://www.railwaygazette.com/news/technology/single-view/view/dlr-unveils-automated-freight-train-vision.html