Sistema de troca automática de bitola tem primeira fase de testes concluída

25/07/2017 10:55

Imagem: Sistema OGI

Empresas espanholas envolvidas no desenvolvimento e certificação do sistema automático de mudança de bitola OGI completaram a primeira fase de testes dinâmicos. Os truques OGI são projetados para uso em rotas de carga que atravessam a fronteira entre Espanha e França, onde a bitola da via passa de 1668mm para 1435mm (bitola standard).

Seguindo as regras estabelecidas pela especificação técnica nacional (ETH), o sistema foi submetido a 500 testes consecutivos de mudança de bitola, com carga máxima, na pista de teste La Gineta, no sudeste da Espanha. Em um único dia, foram realizadas mais de 100 operações de troca automática de bitola entre 1435mm e 1668mm, sem problemas detectados.A próxima etapa é a realização de um teste de 100 mil quilômetros, na velocidade máxima permitida aos vagões. O teste será feito na Espanha, em linhas convencionais de 1668mm e linhas de alta velocidade de 1435mm.

O sistema OGI está sendo certificado para dois tipos de vagões plataforma: um vagão-conteiner MMC3 com carga máxima por eixo de 22,5 toneladas e diâmetro de roda de 920 mm, e um transportador de carro LFT com rodas de 760 mm de diâmetro e uma carga por eixo de 16 toneladas.

O sistema OGI data da década de 1970, mas em 2014 a Adif decidiu liderar um projeto de reengenharia e de adaptá-lo às especificações técnicas atuais de material rodante As empresas envolvidas no projeto de certificação incluem a OGI, a AZVI, proprietária da operadora de frete de acesso aberto Tracción Rail, e Tria Railway, a única fabricante de instalações de troca de bitola utilizadas extensivamente na Espanha.

Tal como acontece com os sistemas de mudança de calibração da Talgo e da CAF, os truques OGI passivamente adaptam as suas rodas a bitola da via quando passam por uma infraestrutura fixa composta de trilhos e trilhos de controle que fazem a transição das rodas entre as duas bitolas. O sistema pode ser instalado facilmente em pátios ou estações existentes.

Para mais informações acesse: http://www.railjournal.com/index.php/technology/ogi-variable-gauge-freight-bogie-completes-first-testing-phase.html?channel=2078