Run2Rail: trazendo impressão 3D para o projeto ferroviário

22/03/2018 11:15

Imagem: Instituto de Pesquisa Ferroviária da Universidade de Huddersfield.

Um novo projeto europeu busca o uso de fibras de carbono e técnicas de impressão 3D para projetar trens mais leves, confiáveis e silenciosos. O professor Simon Iwnicki, diretor do Instituto de Pesquisa Ferroviária da Universidade de Huddersfield, fala sobre os objetivos do projeto e os desafios de criar mudanças em uma indústria de risco adverso.

Nos últimos anos, novos métodos de fabricação e materiais, como a impressão 3D e fibras de carbono, cresceram em popularidade e chegaram a quase todos os setores, com forte demanda dos setores de aeronaves, aeroespacial, automotivo e de energia sustentável. Agora, essas novas técnicas podem mudar a forma como os veículos ferroviários são construídos, graças aos estudos em curso no Instituto de Pesquisa Ferroviária (IRR) da Universidade de Huddersfield.

O Professor Simon Iwnicki da IRR e sua equipe estão investigando o uso de peças de trem mais leves e duráveis sob a Run2Rail, um projeto colaborativo de 2,7 milhões de euros que reúne 15 parceiros em toda a Europa, incluindo cinco universidades e várias grandes e pequenas empresas do setor ferroviário.

O projeto em si é executado como parte de um esquema mais amplo chamado Shift2Rail, uma parceria entre a indústria ferroviária e a Comissão Europeia (CE). Quase 1 bilhão de euros em financiamento foi disponibilizado pela CE para esta iniciativa, que surge em resposta a alguns dos desafios mais prementes enfrentados pela União Europeia, como o aumento da procura de tráfego, congestionamentos, segurança do aprovisionamento energético e alterações climáticas.

A Shift2Rail busca pesquisa e inovação focadas para reduzir essa lacuna, e uma parte fundamental de sua missão é incentivar a mudança do transporte rodoviário para o ferroviário, pois costuma ser mais eficiente, seguro e limpo.

A pesquisa em andamento pela IRR e seus parceiros representa apenas uma parte disso, se for bem-sucedida, a equipe da Run2Rail poderá provar que os métodos de impressão 3D e materiais compostos podem ser usados para projetar trens mais confiáveis, mais leves e menos danificando a pista, mais confortável e menos barulhenta, reduzindo o desperdício de material no processo.

Para mais informações acesse: https://www.railway-technology.com/features/run2rail-bringing-3d-printing-rail-design/