Novo Sistema de Transporte Inteligente (STI) de Intervenção muda o comportamento dos motoristas
Acidentes nos cruzamentos entre rodovias e ferrovias causam muitos prejuízos e, geralmente, são fatais. Aumentar a segurança nesses cruzamentos é uma questão importante para o sistema de transporte, principalmente na Austrália, onde, segundo a Australian Transport Safety Bureau, 643 colisões aconteceram nos cruzamentos de 1º de Janeiro de 2001 até 30 de Junho de 2010. Por conta disso, a indústria ferroviária local está considerando instalar três STI’s de intervenção que mudarão o comportamento dos motoristas ao se aproximarem de um cruzamento e, assim, melhorar essa atual situação do país.
Com o desenvolvimento tecnológico, inovadoras intervenções nos cruzamentos foram criadas, como sinais de luzes quando um trem se aproxima, sinais na rodovia, cancelas e placas. Os STI’s que a indústria ferroviária australiana estão propondo buscam chamar a atenção de vários sentidos humanos, pois a não percepção do trem chegando e a imprudência dos motoristas são as principais causas dos acidentes nos cruzamentos. Para atingir a percepção dos motoristas, os STI’s implantados foram: um visual e um audível dentro do veículo, além das visuais na rodovia e no cruzamento.
O visual e audível dentro do veículo consistem em mensagens nos dispositivos com GPS dos motoristas. Quando um trem se aproxima do cruzamento, uma imagem e um áudio são emitidos pelos dispositivos pelo menos 20 segundos antes do trem passar para alertar o motorista. Já o STI de intervenção fora do veículo é formado por sinais luminosos de quando o trem está próximo, sinais na rodovia que localizam a distância segura que o motorista deve parar o carro, além de placas a alguns metros antes do cruzamento para reduzir a velocidade e aumentar a atenção.
Pesquisadores australianos da Universidade de Queensland realizaram uma avaliação desses sistemas por meio de uma simulação com 20 participantes dirigindo em diversas condições de clima, tipos de sinalizações e cruzamentos. Os resultados mostraram que os sinais sonoros são os mais eficazes para chamar a atenção e chega até a mudar o comportamento dos motoristas. Isso se explica na seguinte situação: quando um trem está próximo e há apenas um sinal visual, os motoristas tendem a tentar atravessar mais o cruzamento do que quando há um sinal sonoro. Os resultados também mostraram que quando um sinal sonoro é emitido, os motoristas reduzem mais a velocidade do carro e chegam a parar alguns metros antes do cruzamento. Destaca-se que os áudios emitidos dentro dos veículos ainda tiveram um melhor aproveitamento se comparados aos emitidos em fontes externas.
Desta forma, a simulação realizada pelos pesquisadores australianos mostrou que o STI de intervenção adotado pela indústria ferroviária australiana terá boa eficácia e contribuirá para reduzir o número de acidentes nos cruzamentos.
Para mais informações, acesse:
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001457515001633