Alstom lança trem de emissão zero

28/08/2018 08:37

Trem movido a hidrogênio da Alstom.
Fonte: Alstom/Divulgação

 

O trem de passageiros movido a hidrogênio da Alstom recebeu licenciamento na Alemanha, dando início a uma iniciativa da maior economia da Europa para eliminar gradualmente o diesel, um combustível altamente poluente, do transporte regional.

O modelo, produzido pela companhia francesa Alstom, foi nomeado de Coradia iLint e deve substituir os trens tradicionais que rodam na Alemanha e são movidos a diesel. De acordo com o governo local, são mais de quatro mil trens, rodando com combustível fóssil atualmente. A troca pelos modelos mais ecológicos deve representar uma redução significativa nas emissões provenientes do transporte.

 

O Coradia iLint é o primeiro trem de passageiros de piso baixo em todo o mundo alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio, que produz energia elétrica para a tração. Este trem de emissão zero é silencioso e só emite vapor e água condensada. O Coradia iLint é especial por sua combinação de diferentes elementos inovadores: uma conversão de energia limpa, armazenamento de energia flexível em baterias e um gerenciamento inteligente do poder de tração e energia disponível.

 

Baseado no principal trem a diesel Coradia Lint da Alstoms, o Coradia iLint é particularmente adequado para operação em redes não eletrificadas. Permite a operação sustentável do trem, mantendo o alto desempenho do trem. Segundo a fabricante, ele é capaz de rodar 800 quilômetros por dia e alcançar velocidade de até 140 km/h.

 

“Este teste é um marco significativo na proteção ambiental e inovação técnica. Com o Coradia iLint e sua tecnologia de célula de combustível, a Alstom é o primeiro fabricante de ferrovias a oferecer uma alternativa de emissão zero para trens de transporte coletivo. Hoje, o nosso novo sistema de tração, até agora provado com sucesso no anel de teste, é usado em um trem pela primeira vez, um passo importante rumo à mobilidade mais limpa na Europa.” Disse Didier Pfleger, vice-presidente da Alstom Alemanha e Áustria.

 

Para saber mais acesse: https://www.alstom.com/press-releases-news/2016/9/alstom-unveils-its-zero-emission-train-coradia-ilint-at-innotrans