Protótipo de trem movido à bateria está sendo desenvolvido na Áustria

18/09/2018 13:39

Protótipo de trem movido a bateria.
Fonte: www.siemens.com/press

A Austrian Federal Railways (ÖBB) e a Siemens Mobility revelaram o protótipo do Desiro ML Cityjet eco, um trem movido a bateria. O trem será apresentado na InnoTrans 2018 em Berlim, e foi projetado para operar nas linhas ferroviárias não-eletrificadas como uma alternativa aos veículos movidos a diesel.

O desenvolvimento do protótipo é impulsionado pela iniciativa de permitir operações ferroviárias ecologicamente amigáveis, já que as unidades movidas à bateria podem reduzir as emissões de dióxido de carbono em até 50% em comparação aos trens a diesel.

Espera-se que seja utilizado em serviços de passageiros no segundo semestre do próximo ano, após testes abrangentes.

Sob um projeto piloto, a Siemens está atualmente testando uma nova tecnologia para carregar as baterias do trem através do pantógrafo em linhas ferroviárias eletrificadas.

Quando este trem entra em um trecho não eletrificado, ele será alimentado pelas baterias no sistema para as operações.

Obtido da frota Siemens Desiro ML da ÖBB, o trem movido à bateria será usado para este projeto piloto. O trem possui um sistema de bateria no carro do meio. O sistema global inclui três recipientes de bateria, dois controladores DC / DC, um refrigerador de bateria e componentes eletrônicos associados.

O veículo usa baterias de titanato de lítio, que são negligentemente afetadas pelas condições climáticas. Espera-se que estas baterias tenham uma vida útil de cerca de 15 anos.

 

Para mais informações acesse:  https://www.railway-technology.com/news/austrias-obb-siemens-unveil-battery-powered-train-prototype/