Automação da maquete de ferromodelismo – Laboratório de Estudos Ferroviários – UFSC

09/11/2018 10:35

Automação da maquete de ferromodelismo.
Fonte: Laboratório de estudos ferroviários

O Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conta com um Laboratório de Estudos Ferroviários (LEF), que tem por objetivo central dar suporte ao ensino pesquisa ligadas ao curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, atuando de forma integrada com outros cursos afins, como Infraestrutura,  Transportes e Logística, e Mecatrônica.

O primeiro projeto do LEF foi a construção de uma maquete em escala 1:87 onde a mesma depois de pronta pode demonstrar várias operações ferroviárias, problemas de traçado em linhas férreas, funcionamento de AMV’S e rotunda. Hoje um grande esforço está sendo feito em sua automação.

A maquete adquirida pelo LEF foi a Frateschi S-3 que é composta basicamente por trilhos energizados, AMV’s, rotunda, protetor de desvio para os AMV’s e uma fonte 220V. A maquete tem acionamento totalmente manual, e duas fontes são usadas na alimentação: fonte isolada com saída DC para circuito externo, e uma fonte isolada com saída DC para circuito interno e saída AC para AMV’s e rotunda.

A alimentação das tensões nos trilhos é controlada através de um potenciômetro, essa tensão determina a velocidade das composições. Os circuitos são divididos em seções, que são energizadas separadamente.

Com o objetivo de automatizar a maquete existente já instalada e em funcionamento, um grupo de alunos dos cursos de Engenharia Ferroviária e Metroviária e Mecatrônica, juntamente com alguns professores da Universidade, decidiram transformar todo o acionamento manual que veio com o kit Frateschi em um acionamento automatizado criando as bases para um Centro de Operações (CCO) visando a simulação da operação da maquete de forma mais próxima possível da real, inclusive objetivando a operação de forma remota por outras universidades ao redor do mundo.

Todo o controle da está sendo feito em um painel analógico localizado externamente ao circuito. Nele constam switches para as alimentações de cada seção e para a seleção das posições dos AMV’s.

Fonte: Laboratório de Estudos Ferroviários – UFSC.

Para mais informações entre em contato com: regis.scalice@ufsc.br