Pesquisa sobre dormentes ferroviários é realisada pela Universidade do Sul de Queensland

16/10/2018 13:13

Imagem: A USQ em parceira com empresas desenvolve tecnologia em dormentes ferroviários.
Créditos: Universidade do Sul de Queensland.

A Universidade do Sul de Queensland (USQ), na Austrália, formou uma parceria com duas empresas, Austrak e Laing O’Rourke, para desenvolver uma tecnologia composta que possa servir como uma alternativa à madeira em dormentes ferroviárias e transbordos de pontes.

Os parceiros se basearão na pesquisa existente da USQ sobre o desenvolvimento de compósitos poliméricos reforçados com fibras, que são resistentes ao empenamento e ao apodrecimento, ao contrário dos componentes de madeira.

Eles trabalharão para comercializar materiais e fabricar tecnologias de dormentes de ferrovias, que atenderão a todos os requisitos de rigidez de um sistema ferroviário usando menos materiais.

A Austrália tem a sexta maior rede ferroviária do mundo e estima-se que cerca de 90% dos dormentes de madeira existentes precisarão ser substituídos nos próximos dez anos, incluindo a plataforma ferroviária da Ponte da Baía de Sydney. Assim, a implantação da nova tecnologia ajudará a evitar reparos constantes dos dormentes e interrupções de serviço.

A USQ estima que, nos próximos cinco anos, muitos proprietários de ativos de trilhos da Austrália substituirão o sistema convencional baseado em madeira por um sistema de engenharia de compósitos.

O novo sistema de compósitos deverá ter uma vida útil de cerca de 50 anos, em comparação com os 15 anos de sistemas convencionais baseados em madeira.

Para mais informações acesse: https://www.railway-technology.com/news/usq-austrak-laing-orourke-partner-railway-sleeper-research/