Quem somos

O OBSERVATÓRIO METROFERROVIÁRIO é um projeto de extensão do Centro de Engenharia da Mobilidade (CEM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Criado em 2014, à semelhança do Observatorio del Ferrocarril na Espanha (www.observatorioferrocarril.es), este projeto é focado nas necessidades e interesses do público brasileiro.

Conforme dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2013, seria necessária uma série de investimentos para solucionar os gargalos do transporte ferroviário no país. Na ocasião eram previstos Plano Plurianual, investimentos na ordem de R$ 39,6 bilhões para infraestrutura ferroviária entre 2013 e 2015, sendo que no Programa de Investimentos em Logística eram estão previstas a expansão e construção de 12 trechos ferroviários pela iniciativa privada. Este cenário pode ser visto de forma positiva para as empresas do setor, que necessitarão investir em inovação para serem competitivas frente à modernização de nossa rede metroferroviária, bem como oportunidade de negócio para profissionais mais empreendedores.

Neste contexto, o OBSERVATÓRIO METROFERROVIÁRIO tem por objetivo se tornar um vetor para a inovação e transferência tecnológica para a indústria metroferroviária brasileira, identificando novidades relacionadas com a engenharia ferroviária, incluindo novas tecnologias, conhecimentos científicos aplicados à engenharia ferroviária, eventos relacionados ao setor e eventuais notícias de impacto tecnológico. Resumindo, o OBSERVATÓRIO METROFERROVIÁRIO tem como missão fundamental a recopilação, organização e publicação de informação cognoscível que caracterizem a situação e evolução do setor ferroviário e metroviário no Brasil. O observatório é gerido e operacionalizado por uma equipe de professores e alunos do CEM/UFSC, sendo as informações obtidas analisadas e disponibilizadas na Internet via Facebook e neste site.

Áreas de ineteresse do observatório