Ferrovias indianas analisam o uso de energia solar em trens de passageiros

13/02/2017 20:59
Imagem: Painéis fotovoltaicos instalados no teto do veículo

Imagem: Painéis fotovoltaicos instalados no teto do veículo

 

Um estudo realizado pelo Indian Institute of Science, em Bangalore, analisou o desempenho de painéis solares fotovoltaicos instalados no teto de carros de passageiros das ferrovias indianas. A maioria dos trens de passageiros na Índia ficam expostos a luz do sol durante boa parte do ano. Isso proporciona uma oportunidade para que a Indian Railways explore a possibilidade de operar usando energia solar em seus trens.

O principal objetivo do experimento era quantificar a redução no consumo de diesel do end-on generation system (EOG – sistemas utilizados em trens com ar condicionado em toda a composição, formado por dois carros geradores por tem, cada um com dois geradores diesel) que fornece energia elétrica nos carros de passageiros mais novos. Um veículo adaptado com dois módulos solares fotovoltaicos flexíveis foi acelerado a velocidades de até 120 km/h, acoplando-o a três trens populares do sul da Índia.

Com base nos resultados dos testes, foram calculados os benefícios da operação de carros de passageiros com energia solar. Foi estimado que cada um desses carros pode gerar, pelo menos, 18 kWh de eletricidade a cada dia, significando uma economia de 1700 litros de diesel anualmente. A Indian Railways opera cerca de 63,5 mil carros, logo, em condições ideais, poderia poupar 108,5 milhões de litros de diesel a cada ano. Isso ajudaria a controlar a poluição ambiental e mitigar as mudanças climáticas, visto que eliminaria a emissão de até 2,9 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera por ano. Foi desenvolvido, ainda, um modelo estatístico para estimar a energia gerada por unidade de área do teto dos carros, possibilitando que a empresa operadora consiga estimar os resultados do uso desse sistema em cada uma de suas rotas.

Para saber mais, acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360544216315481