Vagões de carga
Os vagões de carga são muito antigos, no inicio não havia nenhuma proteção para carga, sua estrutura no era de madeira constituída basicamente por uma plataforma apoiada em dois eixos rodantes; Assim como as locomotivas os vagões também evoluíram muito nos últimos anos.
Existem vários tipos de vagões, desde muito tempo atras os vagões ferroviários eram feitos de acordo com as necessidades de transporte como por exemplo vagões para o transporte de frutas, onde os mesmos possuíam aquecimento para que houvesse o amadurecimento das frutas durante o transporte, ou até mesmo os vagões utilizados na França onde tonéis de madeira eram feitos especialmente para o transporte de vinhas na locomotivas.
Logo após a primeira guerra mundial os vagões de metal utilizados pelo exército americano começaram a substituir os rudimentares vagões de madeira europeus, durante os últimos 185 anos os vagões evoluíram muito, sendo atualmente mais ágeis, seguros e resistentes como por exemplo os carros torpedos feitos especificamente para o transporte de metais em estado liquido, sua capacidade nominal varia de 80t a 600t, possuindo diversas tecnologias impedindo que o metal volte para o estado sólido e garantindo a estabilidade volumétrica.
A capacidade do vagão depende de vários fatores como a resistência da linha por onde ele transita e a resistência dos eixos, além da carga que ele transporta, o peso máximo suportado, o volume do vagão. A grande variedade de vagões apresentam características diferentes em relação a vários fatores, resultando em capacidades diferentes. Algumas destas características são apresentadas na tabela abaixo:
Tipo | Tara (t) | Volume (m³) | Capacidade (t) | Peso total (t) | Bitola (m) | Comprimento (m) |
FFE | 23,0 | 100,0 | 73,0 | 96,0 | 1,000 | 11,0 |
FFF | 30,0 | 118,5 | 90,0 | 120,0 | 1,000 | 10,0 |
FLD | 28,0 | 112,0 | 52,0 | 80,0 | 1,000 | 10,0 |
FTE | 23,0 | 53,0 | 80,0 | 103,0 | 1,435 | 11,0 |
HFE | 23,0 | 110,0 | 77,0 | 100,0 | 1,000 | 11,0 |
HFR | 22,0 | 60,0 | 60,0 | 82,0 | 1,676 | 10,0 |
HFT | 30,0 | 84,0 | 90,0 | 120,0 | 1,676 | 10,0 |
PDD | 20,0 | – | 60,0 | 80,0 | 1,000 | 10,0 |
PDE | 35,0 | – | 65,0 | 100,0 | 1,000 | 11,0 |
Fonte: Santa Fé Fábrica de Vagões.
Fonte: Transporte Ferroviário Histórias e Técnicas por Sílvio dos Santos.