Vagões de carga

05/11/2014 00:18

Vagão de carga

Os vagões de carga são muito antigos, no inicio não havia nenhuma proteção para carga, sua estrutura no era de madeira constituída basicamente por uma plataforma apoiada em dois eixos rodantes; Assim como as locomotivas os vagões também evoluíram muito nos últimos anos.

Existem vários tipos de vagões, desde muito tempo atras os vagões ferroviários eram feitos de acordo com as necessidades de transporte como por exemplo vagões para o transporte de frutas, onde os mesmos possuíam aquecimento para que houvesse o amadurecimento das frutas durante o transporte, ou até mesmo os vagões utilizados na França onde tonéis de madeira eram feitos especialmente para o transporte de vinhas na locomotivas.

Vagões para o transporte de vinhos

Logo após a primeira guerra mundial os vagões de metal utilizados pelo exército americano começaram a substituir os rudimentares vagões de madeira europeus, durante os últimos 185 anos os vagões evoluíram muito, sendo atualmente mais ágeis, seguros e resistentes como por exemplo os carros torpedos feitos especificamente para o transporte de metais em estado liquido, sua capacidade nominal varia de 80t a 600t, possuindo diversas tecnologias impedindo que o metal volte para o estado sólido e garantindo a estabilidade volumétrica.

Carro torpedo

A capacidade do vagão depende de vários fatores como a resistência da linha por onde ele transita e a resistência dos eixos, além da carga que ele transporta, o peso máximo suportado, o volume do vagão. A grande variedade de vagões apresentam características diferentes em relação a vários fatores, resultando em capacidades diferentes. Algumas destas características são apresentadas na tabela abaixo:

Tipo Tara (t) Volume (m³) Capacidade (t) Peso total (t) Bitola (m) Comprimento (m)
FFE 23,0 100,0 73,0 96,0 1,000 11,0
FFF 30,0 118,5 90,0 120,0 1,000 10,0
FLD 28,0 112,0 52,0 80,0 1,000 10,0
FTE 23,0 53,0 80,0 103,0 1,435 11,0
HFE 23,0 110,0 77,0 100,0 1,000 11,0
HFR 22,0 60,0 60,0 82,0 1,676 10,0
HFT 30,0 84,0 90,0 120,0 1,676 10,0
PDD 20,0 60,0 80,0 1,000 10,0
PDE 35,0 65,0 100,0 1,000 11,0
 Fonte: Santa Fé Fábrica de Vagões.

Fonte: Transporte Ferroviário Histórias e Técnicas por Sílvio dos Santos.

 

 

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