Ultra-som a laser realiza diagnósticos de eixo de trem para trens de alta velocidade.

10/12/2014 09:57

untitled (4)

A aplicabilidade de um procedimento a laser ultra-sônico pode melhorar as performances de eixo de trem, chamado de inspeção ultra-sônica.

O método explora uma sonda ultra-sônica de acoplamento de ar que detecta as ondas de ultra-sons gerados por um laser pulsado de alta potência. Como resultado, a cadeia de medição é completamente sem contato, de geração para detecção, esta fazendo o possível para acelerar consideravelmente o tempo de inspeção e fazer o set-up mais flexível. A principal vantagem da técnica desenvolvida é que ele funciona em regime de termo-elástica e que, portanto, pode ser considerado como um método não destrutivo.

untitled (5)

O procedimento a laser ultra-sônico investigado tem sido aplicado para a inspeção de um verdadeiro eixo do trem de alta velocidade fornecida pela empresa ferroviária italiana (Trenitalia), em que os defeitos típicos de fadiga foram expressamente criadas de acordo com as especificações padrão. Um banco de ensaio dedicado tem sido desenvolvido de modo a rodar o eixo com o controle do ângulo e para acelerar a inspeção da superfície do eixo. O procedimento a laser ultra-sônico proposto pode ser automatizado e é potencialmente adequado para a inspeção regular dos eixos do trem.

 

Para mais informações: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0041624X14002327