Linha 4 do Rio de Janeiro contará com infraestrutura TETRA Kapsch
A Kapsch CarrierCom é uma empresa austríaca fornecedora de soluções de telecomunicações end-to-end para os setores de transporte urbano. A empresa com sede em Viena foi seleciona para instalar o sistema TETRA (Terrestrial Trunked Radio) na nova linha de metrô no Rio de Janeiro, a Linha 4.
O TETRA é um sistema avançado de rádio móvel e utilizado em todo o mundo, pois possui uma extensa área de cobertura, além de permitir uma transmissão de dados segura e eficaz. Pode ser usado tanto como um walkie-talkie para comunicações ponto a ponto, como para comunicação ponto a multiponto. Devido a essas características, o TETRA é muito utilizado em serviços oficiais de segurança, socorro e transporte público. A Kapsch deve planejar uma radiofrequência, implementar e integrar o serviço com sistemas de comunicação já existentes em outras linhas. Além disso, irá fornecer quatro estações de base, 30 cab radios e 140 rádios portáteis.
A Linha 4 é um compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para as Olimpíadas de 2016. A nova linha irá conectar Ipanema com a Barra da Tijuca e contará com seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz). Serão 15 novos trens e aproximadamente 16 km de ferrovias que esperam transportar mais de 300.000 pessoas por dia. Além disso, contará com o maior bitúnel entre estações do mundo, entre a Barra e São Conrado.
Já são mais de 9,6 mil metros de trilhos instalados e 5 mil metros de obras completas com passarelas de emergência, eletrocalhas e câmeras de segurança. A Linha 4 inaugurará no primeiro semestre de 2016. Assim, espera-se retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora e proporcionar para os fãs de esporte um meio rápido de transporte durante os Jogos Olímpicos.
Para mais informações, acesse: