NewRail desenvolve protótipo de cabine mais segura

30/03/2015 18:57
Fonte: http://ec.europa.eu/research/innovation-union/ic2011/index_en.cfm?pg=project_details&project=de_light

Fonte: http://ec.europa.eu/research/innovation-union/ic2011/index_en.cfm?pg=project_details&project=de_light

Nos últimos anos, os trens estão implantando cada vez mais itens para a comodidade dos passageiros, como ar-condicionado e acessórios de acessibilidade. Desta forma, os trens estão mais pesados. Um trem mais pesado consome mais combustível, causa mais danos à via e custa mais. Foi pensando nisso que os pesquisadores do centro de pesquisas ferroviárias da Newcastle University – NewRail – desenvolveram um protótipo de cabine mais segura, leve e sustentável.

A cabine, chamada de D-CAB, conta com um novo design e avançados materiais compósitos em sanduíche que atribuem grande capacidade de absorver impactos e elevada resistência à temperatura, corrosão e desgaste.

Diferente das típicas cabines, que utilizam conjuntos de aços e várias peças, a D-CAB se preocupou em reduzir o número de peças e aplicar novos materiais. A cabine consiste em um conjunto de núcleos de espuma e GFRP (Glass Fiber Reinforced Polymer) organizados em forma de sanduíche formando uma resistente estrutura.

Outra chave para a D-CAB é o seu método de fabricação, que consiste em três regiões principais implantadas para facilitar a montagem, inspeção, manutenção e reparo. A primeira região chamada de “noise” funciona como um para-choque de um carro, a segunda consiste em um par de absorvedores de energia e, por fim, o maquinista senta na terceira região apelidada de “zona de sobrevivência”, área toda projetada para resistir a colisões.

Sem título

Fonte: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812027814

Sendo assim, o protótipo D-CAB não só resultou em uma cabine mais segura, mas também 40% mais leve, com 60% a menos de peças e 20% mais barato.

Para mais informações: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042812027814