Ferrovia virtual,mais uma ferramenta da engenharia

07/04/2015 10:07

      Em conjunto com a empresa Vale, o Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP está desenvolvendo um projeto de simulador de realidade virtual que substituirá integralmente os cursos para treinamento de maquinistas.

 

Trem_Passageiros

       A ferramenta de simulação reproduzirá fielmente o comportamento do trem por todo o trajeto da ferrovia. Para isso, serão contemplados todos os sistemas que formam o trem, desde a tração e o freio dinâmico e distribuído da locomotiva, a dinâmica de vagões, a geometria da via férrea, até a visualização do ambiente com variações do dia (com sol, chuva, neblina, noite) e sons.

      Além disso, estarão incorporados aspectos como o tempo de percurso, consumo de combustível, choques de força de tração/compressão em engates e índice de segurança contra descarrilamento.

 

portal20140325_1

 

      O Sistema de Realidade Virtual para a Simulação de Trem foi desenvolvido por três equipes da Poli, lideradas pelo professor Roberto Spínola Barbosa, do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenador do Laboratório de Dinâmica e Simulação Veicular (LDSV). Segundo ele, a atual arquitetura do simulador “permite que ele seja replicado para operações nos portos ou nas minas, além de outros sistemas de transporte, como as redes de metrô”.

O diretor de Engenharia e Desenvolvimento Logístico da Vale, Roberto Di Biase, destaca que as inovações no projeto permitem aos maquinistas conduzir os trens em um ambiente controlado e seguro antes de serem operadores de trens reais. “O uso da ferramenta nos permite treinar os maquinistas em situações críticas ou de emergência, só possível em um ambiente virtual”, diz Di Biase.

Neste link é possível assistir ao vídeo sobre a criação do sistema para simulador de trem:

 http://tpn.usp.br/wp-content/uploads/2013/VALEVIDEO2013.swf

Para mais informações:

http://www5.usp.br/41838/sistema-da-poli-para-simulacao-virtual-de-trens-ganha-inovacoes/

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=simulador-de-trens-reproduz-ferrovia-em-realidade-virtual&id=010150090210#.VSMwRpM9T4w