Autobonde elétrico dispensa trilhos e não polui

29/04/2015 16:14
autobonde

[Imagem: Fraunhofer] Veículo-conceito.

O veículo-conceito é o primeiro resultado do projeto “Pesquisa sobre Mobilidade Alimentada por Eletricidade”, que busca desenvolver novas formas de transporte que dispensem os motores a combustão tradicionais. O projeto está dividido em quatro áreas de concentração: veículos-conceito, geração, distribuição e conversão de energia para veículos; tecnologia de armazenamento de energia e integração de sistemas técnicos e questões sociais.

Segundo os engenheiros do Instituto Fraunhofer, sendo essencialmente um bonde, mas tão ágil quanto um ônibus, o AutoTram combina os benefícios dos dois veículos, dispensando os trilhos e as linhas elétricas de alimentação dos bondes comuns. O novo veículo é uma espécie de trólebus roda sobre pneus de borracha, como os ônibus, e, em vez de trilhos, segue uma linha branca pintada sobre o asfalto.

Os primeiros resultados já estão disponíveis, na forma de plataformas de pesquisas que incluem veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio.

“Esta combinação de ônibus e bonde elétrico dará aos nossos colegas de projeto uma plataforma perfeita para testar novos desenvolvimentos – e não apenas em simulações, mas no mundo real,” disse o Dr. Matthias Klingner, diretor do instituto, ao apresentar os primeiros resultados do projeto.

Para mais informações: