Sistema passa-trem, tecnologia inédita nas ferrovias mundiais

19/05/2015 02:30

Foi desenvolvido pela Tríxel, uma empresa de Inovação Tecnológica de Belo Horizonte, um sistema chamado “Passa-Trem”, que possibilita antever todos os gargalos e possíveis pontos de colisão de uma determinada linha férrea. Depois de fazer um levantamento gramétrico georreferenciado da linha, ela é simulada virtualmente num computador, em 3D. Ou seja, sistema Passa-Trem reconstitui a linha férrea, reproduzindo as condições físicas naturais ou construídas em seu entorno.

O software também possibilita a modelagem de cargas de qualquer tipo sobre vagões e locomotivas e simula a atividade dos veículos no ambiente do levantamento, fornecendo seções críticas para análise de possíveis colisões.Após a modelagem do veículo ferroviário, o sistema Passa-Trem é capaz de inseri-lo em um passeio virtual pelo trajeto foto-grametrado. O software criado pela Trixel realiza a simulação da passagem dos vagões por todas as intervenções que cercam a linha férrea, como, por exemplo, encostas, paredes rochosas, túneis, pontes, entre outras.Durante a simulação, todos os pontos de possíveis colisões dos vagões ou sua carga são destacados e exibidos pelo sistema no exato local em que estão na realidade.

Desse modo, é possível evitar colisões e desastres.Muito embora as condições do transporte ferroviário e das ferrovias brasileiras tenham se modernizado, alguns problemas persistem e exigem respostas rápidas e eficientes. É o caso, por exemplo, de se evitar que uma moderna locomotiva interrompa sua viagem porque suas dimensões não são compatíveis com a via e suas características técnicas.

A Tríxel desenvolveu, com tecnologia nacional, um equipamento baseado em sistema fotogramétrico de alta precisão por restituição multi-imagem. O Georeferenciamento é feito através de sistema de navegação inercial composto por giroscópios de fibra ótica, acelerômetros, odômetros e GPS geodésico, permitindo o posicionamento em áreas de baixa ou mesmo de ausência de sinais de satélite, como túneis ou cortes altos.

Atualmente esse equipamento é montado sobre um vagão de carga e tracionado por um auto de linha, podendo operar em velocidades de até 40km/h. O segundo grande desafio é o processamento desses dados. Os algoritmos de processamento fotogramétrico utilizados foram desenvolvidos também pela Tríxel. Dada à enorme quantidade de dados a serem processados – para 800km de levantamento foram capturados aproximadamente 10 terabytes de fotos – o módulo de processamento da visão computacional foi implementado em estações gráficas de processamento paralelo baseados em “CUDA” (tecnologia de programação desenvolvida pela NVidia). O terceiro grande desafio é criar, com precisão, um ambiente de realidade virtual que represente a ferrovia dentro do computador.

Por último foi desenvolvido o módulo que simula um veículo ferroviário levando em conta:

• Comprimento de engate a engate;

• Distância entre eixos articulados, inclusive “spanbolster”;

• Distância entre eixos articulados e extremidades;

• Distância entre eixos e quantidade de truques articulados;

• Geometria do veículo por seções transversais;

• Geometria e posicionamento relativo de cargas especiais.

O sistema Passa-Trem permite a simulação desse veículo na via levantada, levando-se em conta os raios de curva, superelevação e folgas de segurança. A partir daí os pontos de colisão são evidenciados, podendo então ser devidamente tratados. Diferentemente do processo feito até então, que exigia uma simulação de campo para cada equipamento a ser testado, o Passa-trem faz o levantamento de campo uma única vez, possibilitando, a partir daí, simular qualquer veículo ferroviário sempre que necessário.

Para mais informações:

http://www.simefre.org.br/Data/Ferroviario/07-inovacao-e-tecnologia.pdf

http://www.trixel.com.br/