Fios de eletrificação supercondutores

16/06/2015 11:24

d76fd12bab7c3fb2cccbfaa15ac0e569_M

O  Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Japão (JAPAN’s Railway Technology Research Institute – RTRI)  concluiu com sucesso testes com fio supercondutores no sistema de eletrificação de uma linha de passageiros operacional.

RTRI diz que, pelo fato de que cabos supercondutores tem baixa resistência elétrica, relevantes economias de energia são possíveis e a estabilidade de tensão pode ser aumentada. Esta é uma vantagem particular em sistemas de electrificação de corrente contínua, porque a tensão cai à medida que a distância a partir da subestação aumenta. Isso pode limitar a eficácia dos sistemas de frenagem regenerativa, que só são plenamente eficazes se houver outro trem nas proximidades para usar a energia gerada pela frenagem. Com maior estabilidade atual, freios regenerativos podem operar de forma mais eficaz.

Os testes foram realizados na Ferrovia Izuhakoneem, nos 20 quilômetros de Mishima para Shuzenji na Linha Sunzu  que é eletrificada com 1.5kV DC. O fio supercondutor foi usado para ligar os transformadores CA-CC a uma subestação para o sistema de abastecimento de tração, e o cabo foi resfriado a -196°C.

Para mais informações: