Alstom desenvolve método para construção de linhas VLT em 30 meses

02/07/2015 17:24

 

tn_alstom-tram-srs-impression

Imagem 1 : Modelo VLT Alstom

O tempo de construção de uma nova linha de VLT, poderia ser reduzido para 30 meses de acordo com a Alstom Transport, que lançou seu pacote Attractis no Congresso Munidal e Exposição da UITP (Associação internacional do Transporte Público) ocorrido em junho/2015 em Milão.

Reunindo experiência adquirida no projeto e construção de 16 linhas de trem leve ao redor do mundo a Alstom espera que com o Attractis possa reduzir os custos em até 20%. Isto tornaria estas linhas mais acessíveis para cidades com poucos recursos para investimento em transporte público, sendo uma alternativa ao BRT (bus rapid transit).

O projeto Attractis foi elaborando utilizando produtos já existentes como, VLT´s da família Citadis e Appitrack Technology (sistema automatizado de construção de linhas férreas, ver imagem 2), juntamente com sistemas de alimentação de energia por cima ou no nível do solo. Os veículos podem vir da série X02 ou o modelo mais novo X05 da empresa.

Imagem 2 :  fonte

Imagem 2 : fonte

Economia de tempo e dinheiro pôde ser obtida com uma equipe de projeto integrada e otimizando os vários elementos de tecnologias. No entanto, isso exigirá muita atenção durante a fase inicial projeto, de modo a não interromper a obra uma vez que o trabalho já começou. Embora o pacote Attractis não esteja completamente finalizado a Alstom afirma que será capaz de oferecem tal pacote as clientes até final desde ano.

Para mais informações:

www.alstom.com

www.railwaygazette.com