RADTRACE, um simulador de sistemas de comunicação ferroviários

09/07/2015 18:31
Cabine de trem-bala japonês. Fonte

Cabine de trem-bala japonês. Fonte

Vários sistemas de comunicação via rádio são utilizados para controle no setor ferroviário, assim como sensores sem fio e serviços para obter informações dos passageiros. Projetar, avaliar e construir esses sistemas são trabalhos lentos, além de custosos. Para reduzir esses problemas, pesquisadores japoneses desenvolveram um método de simulação para calcular características dos sistemas de transmissão, como taxas de erros, taxas interferências, delays e consumo de energia, tudo isso considerando o ambiente e a aplicação da ferrovia. O simulador recebeu o nome de RADTRACE.

Para desenvolver um sistema de comunicação operacional ferroviário, deve-se tomar alguns cuidados durante o projeto e a construção para assegurar estabilidade e segurança. Em especial, deve-se conhecer as características de propagação das ondas de rádio no ambiente e as aplicações da ferrovia. Para otimizar esses serviços, os pesquisadores japoneses Seki e Kawasaki programaram o RADTRACE para encontrar a melhor configuração de construção e operação do sistema de comunicação. O usuário passa informações da ferrovia e do trem, como velocidade, posição, direção, mensagens enviadas, mensagens recebidas e detalhes de operação, e através de métodos numéricos, o RADTRACE calcula a eficiência do sistema de comunicação e exporta os dados para um arquivo de texto. Desta forma, é possível avaliar todo o projeto.

Os testes do RADTRACE mostraram um grande potencial para o novo simulador. Desta forma, as pesquisas continuarão e os resultados obtidos servirão para melhorar e ampliar as aplicações do simulador.

Para mais informações, acesse:

https://www.jstage.jst.go.jp/article/rtriqr/56/1/56_33/_pdf