Sistema de Lava Jatos para a Manutenção de Ferrovias

15/07/2015 13:12
Imagem: Sistema de limpeza de ferrovias Hughes Pumps. Fonte

Imagem: Sistema de limpeza de ferrovias Hughes Pumps. Fonte

A Hughes Pumps Limited, fabricante inglesa de bombas de alta pressão e equipamentos de limpeza, projetou um sistema para amenizar um problema das ferrovias do Reino Unido: o cobrimento das linhas férreas por folhas e outras sujeiras. O novo sistema de limpeza conta com potentes lava jatos instalados em um trem e um planejamento para percorrer toda a rede ferroviária.
O novo sistema de limpeza da Hughes Pumps possui um conjunto de bombas do modelo HPS2200DC, capaz de fornecer 85 litros por minuto a 1000 bar, e é alimentado por um motor diesel Deutz TDC6.1L6 Tier 4. Há bocais de jato d’água posicionados na parte da frente e de trás da locomotiva. Além disso, pode-se controlar a pressão da água em cada parte através de uma válvula controlada pelo maquinista na cabine do trem. Desta forma, pode-se otimizar o equipamento para cada trajeto.
Já em uso nas ferrovias da região de Newcastle, nordeste da Inglaterra, o novo sistema tem tido sucesso na limpeza das linhas férreas durante o outono e inverno. Para isso, o sistema foi instalado em uma locomotiva capaz de percorrer toda a rede ferroviária e operar 24 horas por dia.

Para mais informações, acesse:

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S026217621530081X#