Aeromóvel, uma alternativa para o transporte sobre trilhos

14/10/2015 10:45
Imagem: Aeromóvel de Porto Alegre/RS

A primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação no Brasil foi inaugurada em 2013, e interliga a Estação Aeroporto do Metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre/RS.

O projeto foi todo desenvolvido no Brasil, usando tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido ao terminal aeroportuário. O trajeto percorrido pelo aeromóvel é de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em aproximadamente 3 minutos, com capacidade para 150 pessoas.

O aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza um veículo leve não motorizado, com propulsão pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Desde que entrou em operação até hoje estima-se que mais de 2,5 milhões de passageiros utilizaram este meio de transporte para ida ou volta do aeroporto de Porto Alegre/RS.

No momento estão em fase de estudos e projetos para a instalação de duas linhas de Aeromóvel no município de Canoas/RS.

Para maiores informações: