Detecção e Isolamento de Falhas aplicados no setor ferroviário

14/10/2015 21:33
Imagem: Suspensão utilizada nos testes.

A capacidade de transporte e o número de passageiros estão crescendo na indústria ferroviária. Ao mesmo tempo, há uma crescente pressão para reduzir os custos de serviço. Uma forma de reduzir esses custos é investir nas áreas de monitoramento e manutenção. Desta forma, pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Graz, Áustria, aplicaram um método de Detecção e Isolamento de Falhas (FDI) num veículo ferroviário que permite não só identificar uma falha, mas também informar possíveis causas para esse desvio de comportamento.

O FDI é um ponto muito importante no Gerenciamento de Eventos Anormais (AEM) e tem recebido bastante atenção da comunidade acadêmica nos últimos anos. Destacam-se os FDIs de resposta rápida que permitem controlar e evitar a progressão de eventos adversos e, assim, evitam maiores despesas.

Para desenvolver o FDI, os pesquisadores da universidade austríaca simularam como exemplo o sistema de suspensão de um veículo ferroviário sob diversas condições. O FDI proposto se inicia com sensores instalados na suspensão do veículo que coletam os dados de operação. Feito isso, os dados são passados no Filtro de Kalman, um modelo matemático que estima o valor exato de uma grandeza medida e os valores associados a ela, isto é, o modelo basicamente elimina incertezas externas associadas a uma medição. Desta forma, é possível identificar irregularidades de funcionamento e apontar possíveis fatores causadores desses problemas, como por exemplo, as condições da via permanente.

Com essa análise feita, pode-se reduzir os custos de operação e manutenção do setor ferroviário, pois o problema já está identificado com antecedência e resta agora apenas consertá-lo.