Monotrilho de maior capacidade do mundo

15/10/2015 11:45
monotrilho1

Imagem: construção do Monotrilho

São Paulo é a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h. Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 25,8 km e 18 estações, entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje leva mais de duas horas.

No monotrilho, as estruturas ficam cerca de 12 a 15 metros do nível da rua. Os pilares de sustentação foram projetados para aguentar até impacto de caminhões sem que a circulação de trens seja comprometida. Os trilhos de concreto são formados por vigas de 30 toneladas, preenchidos por 9 toneladas de EPS.

As definições técnicas que fazem parte do projeto de uma linha de metrô são altamente complexas e decorrem não apenas de exigências específicas do sistema metroviário, mas principalmente de aspectos como ocupação do solo, preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico. Nas vias elevadas, as maiores dificuldades decorrem das condições topográficas. O material rodante utilizado atualmente opera com rampas máximas de 4% e raios de curvas limitados e não permite que a estrutura se adapte a topografias muito acidentadas, o que, em muitos casos, inviabiliza a alternativa.

sao-paulo-monotrilho-leste-fica-pronto-em-2013

Imagem: Monotrilho na zona Leste

Para os engenheiros, trata-se de um grande desafio já que a margem de precisão de instalação de cada uma delas é de 3 milímetros de diferença. Uma estrutura metálica também será instalada entre os trilhos para dar passagem aos cabos de força, telecomunicações e controle dos trens, além de servir de passarela para a evacuação dos vagões em caso de pane.

O conceito adotado no sistema monotrilho minimiza a necessidade de desapropriações, pois o corpo central das estações fica localizado no canteiro central das avenidas pelas quais os trens irão passar. Apenas para a construção dos acessos e edificação de salas técnicas e operacionais implantadas nas laterais das avenidas são necessárias desapropriações. Para diminuir o impacto da obra do monotrilho, o metrô realiza um projeto de arborização e ciclovia sob a linha.

– Diferenciais do monotrilho de alta capacidade:

Elevada capacidade de transporte, até 48.000 passageiros por hora por sentido.

Rapidez na implantação, vigas são fabricadas fora do local de instalação, minimizando a necessidade de desapropriações. Necessidade de realocação de infra-estrutura quase nula.

Integração urbana perfeita: Menores raios de curvatura (mínimo de 46 metros).  Alto desempenho em percursos íngremes (até 6%). Mínima ocupação do solo urbano. Estações muito simples e funcionais, não poluente.

Sistema de desenho futurista: Guia elevada muito esbelta (sem áreas de sombra), veículos visualmente muito atrativos, elegantes e com estética futurista.

Tecnologias avançadas de controle de tráfego, meios de evacuação eficazes,o menor impacto ambiental possível, silencioso (ruído muito inferior a um simples ônibus) , baixo peso (consumo energético reduzido) , baixo consumo de materiais de construção, elevado percentual de reciclagem.

Para mais informações:

www.metro.sp.gov.br