Algoritmo para evitar atrasos de trens

19/10/2015 13:30
Imagem: Trens na Suécia

Imagem: Trens na Suécia

O matemático Wihelm Landerholm, junto com a operadora dos trens de Estocolmo, desenvolveu um algoritmo que poderá ser usado para prever possíveis atrasos dos trens. Isso auxiliará a equipe de controle da rede nas tomadas de decisão, o que irá minimizar o potencial impacto, evitando o efeito cascata causado pelos atrasos.

Os horários de chegada e partida real foram coletados através de um sistema em tempo real, durante um longo período e estão sendo utilizados para prever o impacto de qualquer perturbação no desempenho futuro. Quando ocorrer um atraso, o modelo matemático pode ser usado para simular  dinamicamente o impacto em todos os trens para prever o tempo que vai chegar à estação e os prováveis efeitos em até duas horas à frente. Tal tecnologia possibilitará aos controladores do sistema simular várias opções para minimizar o impacto de cada atraso, otimizando a tomada de decisão.

Com implantação desse modelo, pode-se até emitir informações aos passageiros através de um aplicativo para smartphone, notificando os prováveis atrasos. “Nós construímos um modelo de previsão usando “Big Data”, que nos permite visualizar todo o sistema de trem com 2 horas de antecedência”, explicou Mikael Lindskog da companhia ferroviária Sueca Stockholmståg.

O algoritmo trabalha como um sismógrafo monitora terremotos, procurando significativos picos, quando um trem está atrasado ele prevê o impacto em toda rede usando um histórico de dados.

Hoje a maioria dos centros de controle de tráfego analisa as demoras manualmente, a fim de evitar futuros inconvenientes, ao automatizar a previsão dos atrasos é possível aumentar o nível do serviço prestado, este modelo matemático poderá ser aplicado a qualquer rede ferroviária com serviços com horários contínuos e programados, onde se tenha dados detalhado em tempo real.

Para maiores informações:

http://www.railwaygazette.com/

http://www.dailymail.co.uk/