Energia renovável no sistema ferroviário da Holanda

04/11/2015 10:21
Imagem: Estação de Rotterdam

Imagem: Estação de Rotterdam

O sistema ferroviário Holandês, que transporta 1,2 milhões de passageiros por dia, lançou cerca de 550 mil toneladas de dióxido de carbono antes de começar adotar a energia eólica como fonte de energia no início de 2015, a esperança é diminuir esse número a zero até o final de 2018. Será o sistema de transporte sobre trilhos com menor impacto ao meio ambiente na Europa, se não do mundo, as turbinas eólicas já são responsáveis por quase metade da energia necessário para a tração dos veículos nos 2900 km e 1,5 kV DC da via, um total aproximado de consumo de 1,4 terawatt (TWh), por ano.

Atualmente o segmento de transportes nos Países Baixos é responsável por 20% das emissões de dióxido de carbono, gás que é o principal responsável pelo efeito estufa. “Se queremos continuar viajando, é importante que o façamos sem sobrecarregar o meio ambiente. Agora os holandeses poderão fazer viagens carbono neutras” afirmou Michel Kerkhof, executivo da Eneco.

Além da Holanda, outros países também pretendem adquirir a energia eólica que será produzida para abastecer os trens, como a Bélgica e a Escandinávia. A ideia é expandir o projeto para outras ferrovias da Europa e dessa forma fortalecer o uso desse tipo de energia para todo território europeu.

Para maiores informações:

http://www.nridigital.com/