Sistema de aproveitamento da energia de frenagem é instalado em Barcelona

02/12/2015 22:58
Imagem: esquema do sistema. Fonte

Imagem: esquema do sistema. Fonte

Os metrôs consomem muita energia elétrica durante os seus trajetos, o que gera elevados custos e impactos onde estão instalados. Por outro lado, produzem uma alta quantidade de energia durante as suas frenagens, uma energia que pode ser captada e aproveitada para otimizar o transporte metroviário. Pensando nisso, o metrô de Barcelona agora conta com um sistema de aproveitamento de energia de frenagem que promete uma eficiência de até 30%.

A Ingeteam, uma multinacional especialista no desenvolvimento de equipamentos elétricos com sede na Espanha, desenvolveu na linha L9 do metro de Barcelona um um sistema que promete aproveitar até 30% da energia gerada durante a frenagem dos comboios.

O sistema de metrô em Barcelona é muito importante para a mobilidade urbana da cidade. Em 2014, estimou-se que o sistema serviu mais 415 milhões de passageiros. Desta forma, espera-se que o novo sistema de aproveitamento de energia reduza os gastos de operação dos metrôs e gere benefícios para a comunidade, visto os recursos que esse sistema disponibiliza a cidade de Bilbao, onde já está sendo utilizado nos metrôs. Em Bilbao, 30% da energia reaproveitada é utilizada para alimentar o próprio sistema de metrôs, como para iluminação, escadas rolantes, etc. Enquanto os outros 70% são entregues a rede de distribuição de energia da cidade. Graças a essa tecnologia, o metrô de Bilbao retorna a rede o equivalente ao consumo de energia de 1500 famílias. Além de Bilbao, Málaga e Bielefeld na Alemanha também estão utilizando o sistema da Ingeteam.

Espera-se um sucesso desta tecnologia no metrô de Barcelona, visto a importância deste meio de transporte para a cidade. Desta forma, o sistema de aproveitamento de energia de frenagem poderá reduzir os custos de operação, reduzir o impacto ambiental e gerar benefícios para a cidade de Barcelona.

Para mais informações, acesse:

http://www.ingeteam.com/Pressroom/Corporate/tabid/1574/articleType/ArticleView/articleId/946/Ingeteam-and-Istem-are-to-recover-30-of-the-braking-energy-generated-in-the-Barcelona-metro.aspx#.VlaA63arSM8