França desenvolve tecnologia de passagens por celular

16/12/2015 12:04
Imagem: leitor de passagens.

Imagem: leitor de passagens. Fonte

Os setores público e privado se uniram na França para criar a primeira empresa no mundo especializada em desenvolver soluções de mobilidade urbana sem contato, a Wizway Solutions. Como primeiro trabalho, a empresa desenvolveu um sistema de passagens eletrônico, no qual os passageiros serão capazes de comprar as passagens por meio de um aplicativo ou pela operadora de telefonia móvel e armazená-las no próprio cartão SIM. Desta forma, a tecnologia permitirá aos clientes apenas passar o celular com a passagem num leitor e seguir viagem, mesmo quando o celular estiver sem bateria.

A RATP, operadora de transporte público da França, junto com a ferroviária nacional SNCF, a empresa de segurança digital Gemalto e a operadora de telecomunicações Orange criaram a primeira empresa no mundo especializada em soluções de mobilidade urbana sem contato. O empreendimento ainda está sujeito a aprovação regulamentória, mas é apoiado pelo Ministério da França para a Economia, Indústria e Assuntos Digitais e ainda pelo Ministério dos Transportes.

Os avanços na tecnologia e o aumento do uso de dispositivos móveis criaram um ambiente propício para soluções de transporte urbano sem contato, isto é, o cliente pode fazer tudo sozinho com apenas um celular. Soluções essas que favorecem o transporte em massa e uma mobilidade cada vez mais sustentável.

Os passageiros serão capazes de comprar todos os tipos de passagens em qualquer lugar e a qualquer hora com a sua operadora de telefonia móvel ou com um aplicativo desenvolvido para realizar esse câmbio. As passagens serão armazenadas no cartão SIM do celular, sendo assim, ao viajar os passageiros vão simplesmente passar os seus celulares nos leitores dos terminais ou apresentá-los aos agentes de controle e embarcar. Um dispositivo móvel será suficiente para a viagem, mesmo que seja sem bateria ou desligado.

A nova tecnologia da Wizway Solutions será compatível com vários sistemas operacionais utilizados pelos fabricantes de telefones móveis, bem como os dos operadores de telecomunicações da França e, a médio prazo, espera-se nos mercados internacionais. O cronograma atual prevê que o produto seja implantado no público geral em 2017.

Para mais informações, acesse:

http://www.gemalto.com/press/Pages/Gemalto-Orange-RATP-and-SNCF-create-Wizway.aspx