Algoritmo otimiza o fluxo de vagões vazios

17/12/2015 14:28
Imagem: Esquema do fluxo de trens.

Imagem: Esquema do fluxo de trens.

Estudar o fluxo de vagões vazios em uma rede ferroviária é importante para otimizar a utilização desta rede. Desta forma, é possível reduzir custos de operação, aproveitar melhor os locais de carga e descarga, e, assim, criar um tráfego inteligente de vagões. Pensando nisso, pesquisadores chineses desenvolveram um algoritmo que regula o fluxo de uma rede ferroviária utilizada para transporte de cargas pesadas.

É importante destacar que cada rede ferroviária é diferente uma da outra. Por conta disso, para elaborar o algoritmo,os pesquisadores da Universidade Jiaotong de Pequim, China, ressaltam que deve ser realizado um estudo intensivo na rede em que se quer analisar.

Para desenvolver o algoritmo, os pesquisadores chineses utilizaram áreas de acoplamento e desacoplamento dos vagões. Pequenos trens descarregados de diferentes direções são direcionados para uma área de acoplamento, formando assim um só trem e este é enviado para a linha férrea de carga pesada.  Atravessando a linha de alta capacidade, o processo inverso é realizado, ou seja, o trem chega na área de desacoplamento e são formados vários trens que são direcionados para onde devem ser carregados novamente.

O que o algoritmo faz é criar várias possibilidades de carga e descarga e depois seleciona a melhor configuração para o trem atravessar a linha ferroviária de carga pesada, seja com vagões carregados ou vagões vazios. Desta forma, o algoritmo fornece soluções para as empresas de transporte que as auxiliam a reduzir os custos de operação com o fluxo de vagões otimizado.

Para mais informações, acesse:

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0960077915003215