Alemanha inaugura a sua primeira rota com sinais 100% digitais

16/01/2016 20:11
Imagem: ETCS Level 2. Fonte

Imagem: ETCS Level 2. Fonte

A primeira fase de um novo tipo de operação ferroviária foi iniciada em uma linha da Alemanha. O novo sistema consiste em transmitir todos os sinais necessários aos maquinistas por meio de telecomunicações digitais, sem o uso de qualquer sinal externo fixo convencional.  Desta forma, o sistema irá reduzir custos de manutenção, possibilitará um aumento na velocidade do trem e aumentará a capacidade da linha.

A linha de Erforte a Lípsia/Halle na Alemanha receberá um novo investimento para acomodar o seu crescente volume de tráfego. A Siemens, empresa especializada em desenvolver soluções para o transporte ferroviário, junto a Kapsch CarrierCom, empresa de telecomunicações, equiparam a rota com o ETCS (European Train Control System) Level 2. Desta maneira, todo o percurso de 123 quilômetros de extensão não terá um único ponto de sinal externo e todos os sinais serão transmitidos por meio do sistema de telecomunicações ferroviárias digitais GSM-R.

Com o ETCS instalado, os maquinistas deixaram de receber os seus comandos, como restrições de velocidade, através de sinais externos. Agora, o computador de bordo manda as informações do trem para uma central e depois via rádio GSM-R o maquinista recebe as novas instruções. A vantagem agora é que o maquinista não precisa mais acionar os freios antes de cada sinal, pois adquire instruções em tempo real via rádio, isto é, não é mais necessário esperar chegar em um novo bloco de sinalização.

O novo investimento reduzirá os custos de manutenção e o consumo de energia da linha. Além  disso, aumentará a capacidade da via e a velocidade de viagem para cerca de 300 km/h.

Este empreendimento faz parte do projeto de transporte ferroviário aprovado pelo Governo Federal da Alemanha em 1991, o VDE8. O projeto visa melhorar as ligações de transporte entre Munique e Berlim.

Para mais informações, acesse:

http://www.siemens.com/press/en/pressrelease/?press=/en/pressrelease/2015/mobility/pr2015120110moen.htm&sheet=2