Empresa britânica cria trilhos mais resistentes à corrosão

05/08/2016 18:48
Imagem: ferrovia costeira

Imagem: ferrovia costeira

A empresa British Steel lançou um novo trilho revestido denominado Zinoco, que por meio de testes apresentou significativas vantagens para ambientes corrosivos, garantindo maior vida útil às ferrovias. Seu desenvolvimento é resultado da necessidade de trilhos resistentes à corrosão e ao impacto, capazes de oferecer menores danos mecânicos e proteção à longo prazo.

Ambientes críticos, como ferrovias costeiras, salinas, túneis úmidos, passagens de nível e linhas minerais podem reduzir consideravelmente a vida útil do trilho (podendo chegar a menos de seis meses), consequência da corrosão que pode ocorrer de maneira geral ou localizada, capaz de produzir fissuras e por fim resultar em falhas.

A inovação tecnológica de Zinoco é a proteção gerada por ânodos de sacrifício, onde numa reação eletroquímica o revestimento de zinco (ânodo) é corroído ao invés do aço (cátodo). O óxido de zinco cria uma forte barreira contra maiores danos da corrosão a fim de proteger o metal, ainda que essa camada seja ligeiramente danificada. O chefe do setor ferroviário da British Steel, Richard Bell, afirma que Zinoco foi desenvolvido para atrasar significativamente a corrosão nas ferrovias. Com exames laboratoriais e testes de pista realizados com as empresas Network Rail, SNCF e RATP, foi demonstrado que a durabilidade do novo material corresponde até cinco vezes mais do que em trilhos não revestidos com óxido de zinco.

Para mais informações, acesse:

http://www.railjournal.com/index.php/track/british-steel-launches-corrosion-resistant-rails.html?channel=2078

http://britishsteel.co.uk/what-we-do/rail/zinoco/