Nova janela da Siemens deve melhorar recepção de sinal de celular em trens

23/08/2016 14:59
Imagem: novo revestimento da Siemens

Imagem: novo revestimento da Siemens

A empresa alemã Siemens desenvolveu um novo revestimento para as janelas de trens que promete melhorar a qualidade da recepção de sinal de celular à bordo. Essa tecnologia deve aumentar em 33% a recepção do sinal 4G.

O revestimento das janelas tem a função de proteger os passageiros da radiação solar e de manter a temperatura interna do trem. Porém, costuma ser um obstáculo para a recepção de sinal de internet, por exemplo. A nova janela da Siemens é capaz de selecionar a frequência das emissões que a atravessam, permitindo que apenas ondas de rádio de determinada faixa de frequências possam passar, enquanto outras são atenuadas.

Uma camada transparente e condutora de eletricidade, feita de metal ou óxidos de metal, é aplicada aos vidros. Apesar de terem um custo um pouco mais elevado que janelas comuns, podem ser usadas por décadas sem necessidade de manutenção. Além disso, são mais baratas do que a compra de vários repetidores para serem colocados nos trens. A novidade será introduzida no final de 2018, nos trens do Rhine-Ruhr-Express – um projeto de transporte em desenvolvimento na Alemanha.

Para mais informações acesse: http://www.railjournal.com/index.php/technology/new-train-window-cracks-mobile-reception-challenge.html?channel=2078