Estudo analisa desempenho de locomotivas híbridas

18/09/2016 22:28

Imagem: locomotiva híbrida

Um trabalho desenvolvido pela universidade de Ontario, no Canadá, e pela universidade de petróleo e minerais da Arábia Saudita analisou o desempenho de locomotivas híbridas, que usam hidrogênio e diesel como combustíveis. Em comparação com a performance de locomotivas diesel-elétricas tradicionais, o sistema hibrido teve desempenho superior.

O objetivo do estudo era analisar a viabilidade das locomotivas hibridas como uma opção de transporte ferroviário limpo, já que o impacto do uso de combustíveis fósseis é uma preocupação mundial. A produção de hidrogênio para a locomotiva é feita pela decomposição térmica da amônia, usando os gases de exaustão como fonte de calor. Com isso, se reduz o consumo de diesel e aumenta a utilização da energia proveniente da queima de combustível do motor primário da locomotiva.

Os pesquisadores avaliaram a eficiência energética, o consumo de combustível e os impactos ambientais gerados. Pelos resultados das análises termodinâmica e de impactos ambientais com 50% do combustível fornecido por amônia, o desempenho ambiental da locomotiva híbrida foi superior em comparação com locomotivas diesel tradicionais. A redução de emissão de gases de efeito estufa chegou a 53%, mas a eficiência energética não teve aumento tão significativo. Constatou-se também que a recuperação do calor por processos da amônia aumentou a eficiência da locomotiva.

Além deste trabalho, o uso de combustíveis menos prejudiciais ao meio ambiente para transporte em massa é alvo de muitas pesquisas. Nos últimos anos, o hidrogênio vem ganhando destaque nesta área. Muitos até incentivam o desenvolvimento da economia do hidrogênio – uma proposta de economia baseada no hidrogênio como fonte de energia que visa reduzir a emissão de hidrocarbonetos na atmosfera.

Antes que a economia do hidrogênio se consolide, alguns desafios devem ser superados e requerem soluções inovadoras. O maior deles é o problema de armazenamento. Por ser um elemento leve, o hidrogênio requer grandes volumes para ser armazenado e deve ser mantido à alta pressão e baixa temperatura.

Para mais informações acesse: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360319915315238