Primeiro trem de passageiros movido a hidrogênio é anunciado na InnoTrans 2016

03/10/2016 11:02
Imagem: Coradia iLint

Imagem: Coradia iLint

O primeiro trem de passageiros alimentado apenas por hidrogênio foi apresentado na feira InnoTrans 2016, em Berlim, pela francesa Alstom. O Coradia iLint é um trem elétrico que usa hidrogênio como combustível e deve entrar em operação até dezembro de 2017, na linha Buxtehude-Bremervörde-Bremerhaven-Cuxhaven, na Alemanha.

A produção de energia elétrica é feita por um taque de hidrogênio instalado no teto do veículo, que alimenta a célula de combustível. O hidrogênio é, então, misturado com o oxigênio do ar gerando energia, que é armazenada em baterias de lítio. O tanque carrega 94 kg de hidrogênio, suficientes para 700 km de operação, aproximadamente.

O projeto, desenvolvido em apenas dois anos, é uma alternativa limpa aos trens que usam diesel como combustível, já que suas emissões são totalmente limpas: apenas água e vapor. De acordo com a Alstom, os custos de operação do Coradia iLint serão semelhantes aos dos trens tradicionais. Além disso, seu nível de ruído é muito mais baixo que os trens tradicionais, e não há a necessidade de eletrificação da via.

Para mais informações, acesse: http://www.greencarcongress.com/2016/09/alstom-unveils-hydrogen-fuel-cell-regional-train-coradia-ilint.html