Frauscher lança novo sistema de detecção acústica na InnoTrans 2016

21/10/2016 16:26
Imagem: Frauscher Tracking Solution

Imagem: Frauscher Tracking Solution

 

Nesta edição da InnoTrans, feira do setor ferroviário que acontece em Berlim, a empresa austríaca Frauscher lançou seu novo sistema de detecção acústica, capaz monitorar o trilho ao longo de um cabo de fibra óptica incorporado à ferrovia.

O Frauscher Tracking Solution (FTS) consegue detectar intrusos na linha férrea, identificar o impacto de cada roda a cada intervalo de 10m, e distinguir composições transitando em direções opostas. Ele é capaz, ainda, de detectar desgastes nas rodas e trilhos quebrados. O sistema também pode ser usado para informar aos passageiros o horário exato da chegada dos trens. Cada cabine de controle do FTS monitora 80 quilômetros de trilho, e sua instalação leva uma semana para ser concluída.

O princípio do DAS (Distributed Acoustic Sensing) é baseado na detecção de mudanças de intensidade dos reflexos de luz, causados por ondas sonoras irradiadas contra um cabo de fibra óptica monomodo. Usando algoritmos desenvolvidos especialmente para este fim, é possível transformar estes dados em informações sobre a localização e movimento dos trens, informar se há pessoas próximas aos trilhos, etc. Qualquer cabo de fibra óptica single mode pode ser transformado em uma série de dispositivos de escuta usando DAS ao final da seção do cabo a ser monitorado.

Nos últimos anos, a empresa investiu em pesquisas para avaliar a viabilidade do uso de sensores de fibra óptica na indústria ferroviária. Os estudos mostraram que o sistema DAS apresentou o maior potencial para aplicação em ferrovias. Soluções baseadas neste sistema para o setor ferroviário ainda são novidade. Porém, tem potencial para se tornar a tecnologia de base para o rastreamento de trens, monitoramento das condições do trilho, além de aplicações relacionadas à sinalização e segurança.

Para mais informações, acesse: http://www.railjournal.com/index.php/technology/frauscher-launches-acoustic-sensing-system.html?channel=2078