Pesquisa analisa o desempenho de guard rails na prevenção de descarrilamentos

31/10/2016 18:32
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Imagem: Montagens do guard rail

Uma pesquisa desenvolvida pela australiana Queensland University of Technology analisou a eficácia de um sistema de guard rail (GRS – Guard rail system) para reduzir o potencial de descarrilamento de trens causado por colisões laterais em passagens de nível. Para o estudo, foi desenvolvido um modelo tridimensional de trens de passageiros trafegando por uma via equipada com e sem guard rail. O sistema mostrou ser capaz de reduzir o potencial de acidentes.

Descarrilamentos causados por colisões laterais entre veículos rodoviários e trens de passageiros em passagens de nível são um grave problema de segurança. Uma variedade de medidas legais, além de tecnologias de comunicação e sinalização vem sendo desenvolvidas para resolver esta questão. Porém, soluções que utilizam infraestrutura civil, como é o caso do guard rail, são raras.

Nesta pesquisa, foi feita uma investigação detalhada da eficiência do sistema de guard rail na prevenção de descarrilamentos causados por colisões laterais em passagens de nível. Um modelo dinâmico tridimensional de um trem de passageiros com e sem o guard rail foi desenvolvido e submetido ao impacto lateral de uma colisão com um caminhão. Os efeitos de parâmetros do GRS, como largura do flange e atrito de contato, na eficiência do sistema também foram analisados utilizando simulações dinâmicas multi-body. A geometria e propriedades dos materiais também afetam o desempenho do guard rail e devem ser considerados no projeto do sistema.

Para mais informações, acesse: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0020740316300327